sexta-feira, 18 de março de 2016

Como funcionam as marchas

As marchas de uma bicicleta são resultado de dois conjuntos de rodas dentadas - denominadas de coroas (rodas dianteiras) e catracas (rodas traseiras) - interligadas por uma correia dentada, ou seja, as marchas funcionam como engrenagens; conforme a ilustração abaixo:

     Em uma bicicleta o número de marchas corresponde à quantidade de combinações possíveis entre as rodas dentadas. Sendo assim, numa bicicleta de 21 marchas existem 3 coroas junto aos pedais e outras 7 catracas na roda traseira (3x7=21); uma bicicleta de 18 marchas funciona da mesma forma; porém, há somente 6 catracas traseiras (3x6=18). Por isso, nas bicicletas com 18 marchas, o câmbio (ou trocador) da esquerda possui apenas 3 opções (pois refere-se às coroas) e o câmbio da direita possui 6 opções.
    
   
  As diferentes combinações possíveis existentes entre as rodas dentadas permitem que a força exercida na hora de pedalar e, consequentemente, a velocidade variem de acordo com a necessidade. Portanto, a diferença entre uma bicicleta comum e uma com 18 marchas é que, na última, a velocidade e a força exercida para cada pedalada pode ser escolhida e, em uma comum (ou seja, sem marchas), não, pois a relação entre as rodas dentadas será sempre a mesma.
      Utilizando a mesma imagem, vemos a esquematização da "engrenagem" de uma bicicleta de 18 marchas, pois temos 3 coroas dianteiras e 6 catracas traseiras:

     Nas coroas dianteiras a contagem inicia-se da maior para a menor; porém, nas traseiras, a contagem é inversa. Sendo assim, os câmbios da bicicleta estão em "1" (no esquerdo) e "6" (no esquerdo).

     Marcha levevelocidade baixa (mais pedaladas para deslocar-se pela distância referente à circunferência da roda traseira), menos esforço físico, pois menor é a força exercida pelo ciclista ao pedalar. Devido a estas características, esta marcha é ideal para subidas.Utiliza-se a catraca maior e a coroa menor.

     Marcha pesadavelocidade alta (menos pedaladas para deslocar-se pela distância referente à circunferência da roda traseira), mais esforço físico, pois maior é a força exercida pelo ciclista. Devido a estas características, deve-se utilizar este tipo de marcha em descidas ou terrenos planos.Utiliza-se a catraca menor e a coroa maior.
                         

Um comentário:

  1. Boa tarde.
    A minha dúvida é: por que fazemos mais força para fazer rodar a engrenagem MAIOR do pedal se fazemos mais força para fazer rodar a engrenagem MENOR da roda? Por que esta inversão? Obrigado.

    ResponderExcluir